Pobreza e Desemprego

 

 

 

     A pobreza é uma condição na qual a falta de acesso a serviços como saúde, educação, segurança e de mínimos recursos financeiros,  por parte de indivíduos de determinados grupos sociais. Tudo isso prejudica e impossibilita a subsistência dos mesmos.

          Na origem da pobreza está o desemprego que provoca um grande impacto na sociedade, originando a perda de status, disciplina temporal e rotina diária, desagregação da vida familiar, incluindo o divórcio e várias formas de comportamento anti-social, incluindo roubo, tráfico e vandalismo. Em geral, a pobreza, não resulta exclusiva nem prioritariamente da incapacidade ou de erros individuais, mas sobretudo das mudanças económicas, sociais e tecnológicas ocorridas na sociedade nos últimos anos. 

 

 

Existem vários conceitos de pobreza: 

 *      Pobreza Absoluta: corresponde às necessidades de manutenção da eficiência, física, ou seja, como assegurar a subsistência tendo em conta a suficiência/insuficiência de recursos. Trata-se aqui de recursos e necessidades básicas. Este tipo de pobreza é normalmente associado à pobreza que é vivida nos países em subdesenvolvimento (como alguns países africanos, por exemplo, onde ainda persistem problemas como a fome, o acesso a água potável, etc.).

 

*      Pobreza Relativa: remete para indivíduos que se encontram excluídos da participação plena na sociedade pela ausência de recursos que os distanciam do padrão e do modo de vida mínimo e aceitável do país/estado onde vivem. Este tipo de pobreza é aquela que é medida nos países desenvolvidos, por estar relacionada com o acesso a bens e serviços necessários a uma vida digna (remete para os direitos humanos fundamentais: habitação, saúde, educação, saúde).

*      Pobreza Subjectiva: percepções/opiniões dos indivíduos em situação de pobreza e da sociedade no seu conjunto acerca da pobreza e daqueles que são considerados pobres. Assim, serão pobres aqueles que dessa forma são percepcionados/vistos pelos outros, ou seja, é um tipo de pobreza que parte das representações das pessoas, sendo por isso um elemento complementar ao estudo da pobreza.

 

 

 

 

         Os Anos Europeus, iniciativa do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros, têm como objectivo chamar a atenção para um determinado assunto que é importante assunto e o ano 2010 é o Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social. Combater a pobreza e a exclusão social é fundamental para a União Europeia melhorar a coesão social, garantir o crescimento económico e desenvolver mais e melhores postos de trabalho.