A A.P.A.C.C.F. foi fundada em Novembro de 1985; esta instituição de utilidade pública, não governamental, foi criada pelos Professores da Escola Básica n.º15 do Casal das Figueiras, como forma de dar resposta ao problema do insucesso escolar.
A A.P.A.C.C.F. situa-se num bairro periférico da cidade de Setúbal, com características de degradação sócio-cultural. A Instituição escolar rapidamente se apercebeu de que a problemática do insucesso era uma questão complexa que tinha raízes profundas nos problemas sociais e culturais que afectavam o bairro onde está inserida.
É de fácil conclusão que os caminhos que conduzem ao binómio sucesso/insucesso passam necessariamente pela instituição Escola, mas também pela instituição Família e pelos recursos que a comunidade local disponibiliza.
Num entendimento geral a questão da educação interessa a todos, sendo ponto assente que esta tarefa é da responsabilidade de todos os elementos intervenientes no processo educativo da criança.
Foi com base nestes pressupostos que os professores desta Escola, constituíram a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal Figueiras- A.P.A.C.C.F., tendo como objectivo desenvolver actividades que, por um lado, conduzissem à promoção pessoal e cultural das crianças e, por outro, provocassem uma intervenção junto das famílias e população em geral no sentido de contribuir para uma mudança de atitudes e comportamentos, face à educação destas crianças.
Em 1986 construi-se o centro de Actividades de Tempos Livres - ATL, destinado a crianças em idade escolar, assente num princípio de actividades livres e criativas, baseada numa metodologia de grupo e no desenvolvimento de actividades que contribuam para a socialização, responsabilização, autonomia, valorização pessoal e reforço da auto-estima.
Em 1987 entra em funcionamento, um Serviço de Amas para acolher crianças dos zero aos três anos.
Em 1990 foi aprovado, um Projecto de Luta Contra a Pobreza que tinha como grande finalidade acabar com o isolamento social e geográfico e levar as populações a aderirem a um processo de mudança. As suas linhas de desenvolvimento situam-se ao nível da animação sócio-cultural; valorização das colectividades existentes; acompanhamento de situações familiares difíceis ou em risco; formação básica e profissional e por fim a colocação de jovens em situação de emprego.
Em Julho de 1991 foi aprovado, pelo Ministério da Saúde, um Projecto para instalação de um Serviço de Acolhimento e Reabilitação de Toxicodependentes -“O Lugar da Manhã”. Em Novembro de 1991 entra em funcionamento o Centro de Acolhimento e Terapias e em Março de 1992 abre a Comunidade Terapêutica, com residência para 30 jovens toxicodependentes que desejem iniciar um processo de recuperação. Em 1994 iniciou-se o funcionamento do Apartamento de Reinserção Social para os jovens que, tendo alta clínica da Comunidade Terapêutica, decidem prosseguir uma vida autónoma com algum acompanhamento técnico.
Em Setembro de 1994, depois de ter procedido a obras de restauro e ampliação de um moinho de vento degradado e em ruínas, inaugura a Ludoteca “O Moinho”, situada no coração do bairro Casal das Figueiras, com o objectivo de dignificar o património cultural desta população por um lado e, por outro proporcionar às crianças a recriação do imaginário infantil e tradicional, através do contacto com o jogo e o brinquedo, pretendendo-se envolver neste projecto os jovens e os adultos.
Em 2002, com a criação formal do Gabinete Técnico de Apoio à Família, promoveu-se o Atendimento Social a famílias carenciadas enquanto resposta complementar aos outros serviços prestados pela Associação.
Em 2003, foi entregue a esta Instituição, por meio de um Acordo de Gestão com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Setúbal, o Jardim-de-infância “O Comboio”. Este estabelecimento vem dar resposta às necessidades das famílias carenciadas que prevalecem nesta zona da cidade de Setúbal. O Jardim-de-infância localiza-se no conhecido Bairro dos Pescadores. O objectivo principal deste serviço reporta-se à promoção de actividades lúdico-pedagógicas dirigidas a crianças dos 3 aos 6 anos de idade. Para o desenvolvimento de tais actividades, o estabelecimento divide-se em três salas com grupos de crianças de idades heterogéneas, sendo que a frequência à data presente é de 75 crianças, com lista de espera.
Em 2007, o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, celebrou um acordo de cooperação com esta instituição, no âmbito do RSI (Rendimento Social de Inserção), que prevê a criação de um gabinete de atendimento para beneficiários de RSI, que residam nas freguesias de Nossa Senhora da Anunciada, São Julião e Santa Maria da Graça. Pretende-se um trabalho de maior proximidade com as populações.
Em 2008, a instituição é convidada a integrar uma parceria tripartida, no Contrato Local de Desenvolvimento Social. A parceria é constituída por três instituições, ACM (entidade coordenadora), APACCF e Sonho (entidades executoras). O Projecto denomina-se de “Jovens em Vantagem” e tem intervenção em três territórios considerados prioritários, Bairro da Bela Vista, Manteigadas e Viso e zona envolvente. Pretende-se com este projecto o desenvolvimento de várias acções que promovam a integração social dos jovens nas mais variadas vertentes.
Existem muitas carências, mas a principal prende-se com a escassez de espaços físicos onde armazenar comida, roupa, etc., ara disponibilizar à comunidade. Materiais pedagógicos e didácticos mais adequados, uma vez que é um tipo de material muito dispendioso.
As principais actividades que a associação desempenha em conjunto com a comunidade são Marchas Populares, que decorrem no mês de Junho e actividades pontuais de acordo com as necessidades da comunidade. Não são actividades estanques.
“Feira Franca”
Parceria: Câmara Municipal de Setúbal
Centro Comunitário de São Sebastião - ACM
CLDS: “Jovens em Vantagem”
Gabinete de Apoio Social – APACCF
Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada
Seies (Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social)
Inicio da Acção: 26 de Outubro de 2009
08 de Fevereiro de 2010
30 de Abril de 2010
Periodicidade: Quadrimestral
População-alvo: Comunidade em geral
Objectivos:
❥ Escoar produtos recolhidos junto da comunidade;
❥ Distribuir bens/produtos junto de elementos da comunidade com “alguma dificuldade” em procurar instituições;
❥ Divulgação do Projecto;
❥ Estabelecer um maior número de parcerias.