Teatro e dança sem barreiras
O “X Encontro do Teatro e da Dança”, realizado entre Novembro e Dezembro de 2009, numa organização do Clube de Animação Jovem – APPACDM de Setúbal, demonstrou que a arte não distingue as pessoas.
A iniciativa, com o apoio da Câmara Municipal, envolveu a participação de vários utentes de Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), com actividades em simultâneo nos conselhos de Setúbal, Palmela e Moita.
O programa setubalense incluiu a realização de um seminário, subordinado ao tema “A arte e a pessoa com deficiência: diferentes perspectivas”, no qual participaram instituições de solidariedade social que desenvolvem actividades com grupos de teatro e dança.
No campo das actuações, o encontro contou com concertos, peças de teatro, exposições e espectáculos de dança, apresentados por utentes de instituições de solidariedade social de vários pontos do País, como Abrantes, Almada e Porto.
Cabeçudos e gigantones do Clube de Animação Jovem invadiram de alegria as ruas da Baixa, a 20 de Novembro, dia de abertura do encontro, a mesma data em que o Grupo de Teatro e Animação do clube apresentou, no Teatro de Bolso, a peça “TICTAC, o Autómato com um parafuso a menos”.
Vários espectáculos se seguiram, como foi o caso de “Da Terra ao Mar, da Cidade ao Museu”, título da encenação apresentada no Museu do Trabalho Michel Giacometti pelo Grupo Rodança da APPACDM de Setúbal.
Além das peças de teatro e dos espectáculos de dança, do “X Encontro de Teatro e Dança” fizeram também parte exposições, nomeadamente a colectiva “Corpo e Movimento”, composta por trabalhos elaborados pelos utentes da APPACDM de Setúbal, patente ma Biblioteca Municipal.
Formação promove apoio na deficiência
Uma acção de formação com o tema “Tecnologias de Informação e Comunicação”, destinada a técnicos da área da deficiência e a familiares de pessoas com deficiência, decorreu nos dias 24 e 27 de Abril
A acção formativa visa uma intervenção mais eficiente e adequada às necessidades da população com deficiência, tanto ao nível do conhecimento e envolvimento das famílias como na vertente da formação de recursos humanos das instituições.
A formação destinada aos familiares dos cidadãos portadores de deficiência decorreu no dia 24 de Abril no Centro de Cidadania Activa. A acção dirigida aos técnicos que intervêm na área da deficiência realizou-se no dia 27, na Biblioteca Municipal.
A formação foi promovida pelo Grupo Concelhio para as Deficiências, organismo dinamizado pela Autarquia, constituído por entidades e serviços públicos, instituições de solidariedade social e associações com intervenção nesta área.
Culturas em diálogo
Exposições, cinema, dança, gastronomia e a segunda edição da Festa da Família e da Diversidade preencheram, entre os dias 3 e 30 de Maio, o programa de celebração do Diálogo Intercultural, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com outras entidades com intervenção na área da multiculturalidade.
Várias actividades dinâmicas, como jogos tradicionais portugueses, mini-oficinas temáticas, aulas públicas de actividades desportivas, música e dança e uma exposição sobre biodiversidade, pautaram a 2.ª Festa da Família e da Diversidade, um dos pontos altos do programa.
A actividade realizou-se no Parque Verde da Bela Vista, e visou o envolvimento das famílias, espelhando a diversidade cultural e institucional característica do Bairro da Bela Vista, em particular, e da própria cidade, em geral.
A promoção de gastronomia proveniente de diferentes culturas foi outro dos objectivos do programa, que incluiu a degustação de pratos de várias regiões do mundo, entre os dias 6 e 27, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
Esta actividade, realizada sempre no período de jantar inclui, menus gastronómicos da Roménia, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Angola, Brasil e Europa de Leste.
A celebração do Diálogo Intercultural terminou no Parque Urbano de Albarquel com a iniciativa “A Dançar a Gente Também se Entende”, que inclui, entre outras actividades, uma mostra de danças tradicionais por associações de imigrantes presentes no Concelho e um baile de danças europeias.
Idosos visitam património
A Lisnave, em Setúbal, foi o local dado a conhecer aos idosos do Concelho, através de visitas guiada, promovidas pela Câmara Municipal, em Maio.
Esta acção insere-se na iniciativa “Memórias, Identidades e Patrimónios” que pretendeu dar a conhecer o património nacional, proporcionando aos idosos momentos de convívio e lazer e troca de saberes.
Seniores sabem mais
Iniciação à informática e ao inglês foram dois dos cursos destinados à população sénior do Concelho que se realizaram em Maio, no âmbito do projecto municipal “Mais Saber”. O curso de inglês, de frequência gratuita, decorreu no Centro de Cidadania Activa. A formação de informática, realizou-se no espaço Agora Sim. A abordagem às técnicas fotográficas digital e película foi um outro curso, de iniciação à fotografia, que decorreu no ACM do Montalvão. O programa “Mais Saber” pretende contribuir para o desenvolvimento de novas competências, através das iniciativas promovidas pela Autarquia.